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Oscar Ferreira volta a ser fonte de notícia, amplia relacionamentos e negócios

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A Arquitetura Oscar Ferreira foi fundada em 1988 e tem no comando o renomado Oscar Ferreira e seus longos anos de experiência dentro e fora do Brasil. O engenheiro-arquiteto ganhou fama por ter um perfil inovador e buscar sempre a funcionalidade, economia e qualidade dos materiais, além da sustentabilidade, nos mais variados projetos urbanísticos, comerciais e residenciais modernos.

Desafio

Reposicionar a Arquitetura Oscar Ferreira na mídia espontânea

Diagnóstico

  • Mesmo sendo bastante conhecido por grandes construtoras, o nome Oscar Ferreira foi esquecido pelos jornalistas.
  • O fato de já ser renomado fez com que o arquiteto se distanciasse da mídia.
  • Oscar Ferreira também estava distante dos principais formadores de opinião do mercado, bem como das entidades do setor.

Atuação

Desenvolvemos um Planejamento de Comunicação que priorizou o relacionamento do arquiteto Oscar Ferreira com a imprensa, entidades e formadores de opinião. Foi feito um Media Training com a equipe interna. Realizamos uma agenda de visitas às principais entidades. Em cada encontro, o arquiteto manifestou interesse em participar das reuniões e contribuir com o que fosse necessário.

Resultado

Desde que a MHD Comunicação colocou em prática seu Plano de Ação, a Arquitetura Oscar Ferreira ganhou ainda mais visibilidade. Oscar Ferreira virou fonte de notícias para os jornalistas quando o assunto é engenharia, arquitetura e mobiliário urbano. O número de negócios e projetos desenvolvidos deu um grande salto, o que provocou a ampliação da equipe e mudanças na infraestrutura. Oscar Ferreira foi nomeado como diretor de Projetos da Área Imobiliária do Sinduscon. A vontade e determinação da diretoria e toda a equipe em executar o Plano de Ação elaborado pela MHD foram essenciais para os bons resultados alcançados.

Vendas em Miami ganham capa do jornal Estado de Minas

terça-feira, 24 de maio de 2011

A Gribel Pactual, líder em Minas Gerais na comercialização de imóveis para os mais diversos segmentos, entrou o ano de 2010 com uma novidade: a comercialização de imóveis em Miami (EUA). Para divulgar esse novo produto, a empresa decidiu que contaria apenas com os serviços prestados pela Assessoria de Imprensa da MHD Comunicação.

Desafio – Ganhar destaque na mídia espontânea, especialmente no jornal Estado de Minas.
- Controlar a ansiedade do cliente em ver o assunto na mídia.

Diagnóstico – Lançamento de produto é um assunto extremamente comercial, o que afasta o interesse dos jornalistas.

Atuação – Decidimos passar a pauta com exclusividade para o jornal Estado de Minas. Somente depois da publicação trabalharíamos outros veículos. Para isso teríamos que ter paciência.

- Buscamos todos os diferenciais da empresa para realizar a comercialização de imóveis em Miami.

- Entramos em contato com um profissional de vendas em Miami e levantamos todas as informações sobre o que os mineiros procuravam nos imóveis: localização, preço por metro quadrado, motivo do investimento…

- De posse das informações, redigimos um release com enfoque editorial para o jornal Estado de Minas.

- Fizemos contato com o jornalista especializado do veículo, que, inicialmente, não demonstrou interesse. Oferecemos, então, novas informações, com tabelas comparativas de valores de imóveis comercializados em BH e Miami.

Resultado – Depois de quase dois meses de ‘negociação’ e envio de informações solicitadas pelo jornalista, finalmente o Estado de Minas publicou a reportagem.

A notícia saiu como a principal informação do veículo naquele dia, como primeiro título de chamada na capa do jornal, com notícia de página inteira no caderno de Economia.

A reportagem somente favoreceu os negócios da Gribel Pactual. Recentemente, a empresa atingiu o primeiro lugar no cumprimento de metas da Brasil Brokers – maior grupo de intermediação imobiliária do Brasil, contando hoje com 26 subsidiárias em todo o território nacional -, fechando o primeiro semestre de 2010 com R$ 470 milhões em vendas, uma média de sete imóveis por dia útil.

Comunicação alinhada e mídia espontânea estratégica

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

A Copasa, melhor empresa de saneamento do Brasil, iniciou, em março de 2009, as obras da Linha Azul, um investimento de cerca de R$ 160 milhões e que tem como objetivo interligar os sistemas de abastecimento Rio das Velhas, em Nova Lima, e Paraopeba. A construção da adutora prevê 26 quilômetros de obras, que atravessam a cidade, passando por vários bairros urbanizados. Como toda obra, os transtornos aos moradores são muitos e os imprevistos para quem constrói também. Até novembro de 2009, quando os trabalhos foram suspensos por causa da chuva, 90% da obra já havia sido concluída.

Desafios

  • Unificar a linguagem entre todos os envolvidos com a Linha Azul;
  • Acompanhar o andamento dos trabalhos em todas as frentes de obra;
  • Gerar o maior número possível de notícias positivas na mídia.

Diagnóstico

Por serem muitos os profissionais envolvidos, reunir todos era difícil, e as reuniões tornavam-se longas.

As obras da Linha Azul não tinham nada de inusitado: nenhuma tecnologia nova ou uso de algum equipamento especial, nenhuma participação de renome, nada diferente que chamasse a atenção da imprensa.

Atuação

Desenvolvemos um Plano de Comunicação que priorizou o Media Training, principalmente para os gerentes da Copasa e da construtora, que falariam com a imprensa.

Também realizamos um treinamento com os operários responsáveis por cada frente de obra, para que entendessem o que era o trabalho da Assessoria de Imprensa e como deveriam se comportar caso fossem surpreendidos por um jornalista.

Trouxemos a BH representantes da construtora Norberto Odebrecht, especialmente os da área de comunicação, para falar aos envolvidos na Linha Azul sobre suas experiências com as obras do Metrô de SP.

Percorremos, mais de uma vez, os 26 quilômetros por onde a Linha Azul iria passar, para conhecer bem cada trecho.

Fizemos reuniões com a BHtrans, para afinarmos as datas em que os comunicados sobre desvios de trânsito deveriam ser divulgados.

O press kit foi entregue a todos os jornalistas por ocasião da visita do governador Aécio Neves ao local de início das obras.

Passamos a atender as demandas dos jornalistas, acompanhando-os a cada entrevista. Antes, certificávamos de que no local tudo funcionava de maneira correta e dentro do cronograma.

Resultado

Bastante preparados, os responsáveis pelas obras saíram-se muito bem nas entrevistas aos jornalistas.

Mesmo com todos os atropelos e imprevistos que uma obra gera, até novembro de 2009, quando os trabalhos da adutora foram interrompidos, nada de negativo foi publicado na imprensa sobre a Linha Azul.

A participação da equipe de comunicação interna da Copasa foi fundamental para o sucesso das ações de Assessoria de Imprensa.

Dois dias de ação e marca é veiculada em todas as mídias

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Em fevereiro de 2010, a Gribel Pactual, dos sócios Ricardo Pitchon, Alexandre Gribel e Bernardo Gribel, completou um ano de fusão. A empresa conta com share de 80% dos lançamentos da capital mineira e, como grande novidade, está expandindo os negócios para Miami. A MHD, que já atendia a Pactual, foi contratada para comunicar ao mercado a chegada da Gribel Pactual.

Desafio

  • Elaborar um Plano de Ação em apenas 2 dias;
  • Organizar coletiva de imprensa;
  • Estampar o assunto com mídia espontânea em todos os jornais da capital.

Diagnóstico

A nova empresa faz parte da Brasil Brokers, e nenhuma nota ou release poderia sair sem ser aprovada primeiramente pelos três sócios e depois pela Brasil Brokers. O nosso prazo era muito curto.

Atuação

Desenvolvemos um Plano de Ação emergencial.

Da reunião de briefing já saímos com o convite para a coletiva aprovado. O contato com os jornalistas foi feito no mesmo dia, convidando para a coletiva que seria realizada no dia seguinte, na sala de reuniões da sede da empresa.

O release que seria distribuído aos jornalistas foi desenvolvido também no mesmo dia e aprovado pela diretoria.

Durante a coletiva, ficamos online com a Brasil Brokers para aprovação do material.

Resultado

O assunto da fusão foi destaque nos principais veículos da capital mineira, além de ganhar também a capa de algumas revistas.

Jornalistas de todos os principais jornais de BH estiveram presentes à coletiva.
A sala de reuniões ganhou um banner gigante, confeccionado de um dia para o outro, além de um brunch para a imprensa.

O release com as informações completas foi aprovado pela equipe de comunicação da MHD juntamente à Brasil Brokers durante a coletiva e distribuído a todos os jornalistas.

A. de imprensa ajuda a dobrar participantes em congresso

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

O 1° Congresso Brasileiro sobre Florestas Energéticas aconteceu de 02 a 05 de junho de 2009, no Expominas, em BH, durante a Superagro 2009.

Realizado pela Embrapa Florestas (Colombo/PR), Embrapa Agroenergia (Brasília/DF), Sociedade de Investigações Florestais (SIF) e Governo do Estado de Minas Gerais, o evento trouxe um assunto bastante novo para discussão: Florestas Plantadas.

Para colaborar com o sucesso do evento e garantir uma divulgação de peso, os organizadores optaram por contratar uma agência local para realizar a assessoria de imprensa. Para isso, depositaram sua confiança na MHD Comunicação, que desenvolveu um amplo trabalho de divulgação, criação e apoio.

Desafio

• Conquistar a confiança dos jornalistas para um tema pouco conhecido.
• Garantir espaço nos principais veículos de comunicação do país.
• Contribuir para atrair a BH o maior número possível de congressistas

Diagnóstico

• Era o primeiro evento sobre o assunto no Brasil.
• O espaço nos jornais dedicado ao tema é sempre muito restrito.
• Floresta energética é um assunto desconhecido dos jornalistas.

Atuação

Desenvolvemos um Planejamento de Comunicação que priorizou o relacionamento dos organizadores com a imprensa.

Desenvolvemos um press kit chamativo, que despertou maior interesse nos jornalistas sobre o tema.

Aproveitamos que o evento foi realizado dentro da Superagro 2009 para direcionar os jornalistas visitantes também ao congresso.

Criamos um newsletter que foi enviado aos inscritos e também à imprensa com reportagens sobre os temas que seriam abordados no congresso;

Estivemos presentes durante todo o evento.

Resultado

O 1° Congresso Brasileiro sobre Florestas Energéticas contou com a participação de mais de 1.000 congressistas, o que foi considerado um recorde de público para eventos do setor.

Jornalistas de diversas partes do país compareceram durante todos os dias, relatando, informando e explicando ao público a importância das florestas plantadas para geração de energia.

O clipping do congresso mostra uma ampla cobertura e comprova os bons resultados alcançados com o trabalho realizado pela MHD.

Ação põe fim às críticas da mídia

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

O Chevrolet Hall, a casa de shows e eventos mais badalada de Belo Horizonte, completou 6 anos em 2009. O complexo – Arena, Teatro Dom Silvério e Espaço Multiuso -, que comporta até 5.800 pessoas, é palco para as principais turnês nacionais e internacionais. A casa funciona com locação e produção de eventos. A equipe da MHD Comunicação foi contratada para os serviços de consultoria e assessoria de imprensa, iniciando os trabalhos com o Chevrolet Hall em junho de 2008.

Desafio

Reverter as críticas negativas publicadas na mídia.

Diagnóstico

  • Verificamos que as críticas eram realizadas por desconhecimento dos jornalistas sobre equipamentos, serviços e funcionamento da casa.
  • Constatamos a falta de referência dos jornalistas com relação ao primeiro staff do Chevrolet Hall em Belo Horizonte, uma vez que administração do Grupo Marista está localizada em Brasília.
  • Percebemos que a comunicação interna precisava ser melhorada, pois não havia unicidade de conceitos sobre a infraestrutura, procedimentos e serviços oferecidos.

Atuação

Desenvolvemos um Plano de Comunicação que priorizou o relacionamento da diretoria com a imprensa e formadores de opinião.

Realizamos uma agenda de visitas a todos os veículos de comunicação e a fomadores de opinião, bem como governo e entidades empresariais.

Em cada encontro, o funcionamento da casa foi detalhado, bem como seu sucesso e os impactos positivos no desenvolvimento econômico, cultural e para o turismo de Belo Horizonte.

A equipe de comunicação interna passou a ser orientada pela MHD em decisões e ações consideradas estratégicas.

Padronizamos a forma de trabalho das assessorias de imprensa terceirizadas por ocasião da prestação de serviços na casa para produtores e empresas.

Formadores de opinião passaram a receber convites para importantes eventos realizados na casa.

Tanto os jornalistas quanto outros públicos de interesse convidados para os eventos passaram a ser recebidos na portaria pela diretoria e equipe interna do Chevrolet Hall.

Criamos uma cartilha para o público interno com todas as informações sobre a infraestrutura e o funcionamento da casa.

Para aprimorar a comunicação interna, foi criado um jornal mural, cujo nome foi escolhido pelos colaboradores em concurso que teve quase 100% de participação.

Resultado

Desde que a MHD iniciou a execução do Planejamento Integrado de Comunicação, as críticas negativas sumiram da mídia e deram lugar a grandes elogios.

A equipe interna está mais motivada.

O número de eventos e público freqüentador da casa aumentou significativamente.

Decisões internas, como a troca de fornecedores, e a vontade e determinação da diretoria e toda a equipe em executar Plano de Ação elaborado pela MHD foram essenciais para os bons resultados do nosso trabalho.