Cases / Comunicação alinhada e mídia espontânea estratégica

Comunicação alinhada e mídia espontânea estratégica

A Copasa, melhor empresa de saneamento do Brasil, iniciou, em março de 2009, as obras da Linha Azul, um investimento de cerca de R$ 160 milhões e que tem como objetivo interligar os sistemas de abastecimento Rio das Velhas, em Nova Lima, e Paraopeba. A construção da adutora prevê 26 quilômetros de obras, que atravessam a cidade, passando por vários bairros urbanizados. Como toda obra, os transtornos aos moradores são muitos e os imprevistos para quem constrói também. Até novembro de 2009, quando os trabalhos foram suspensos por causa da chuva, 90% da obra já havia sido concluída.

Desafios

  • Unificar a linguagem entre todos os envolvidos com a Linha Azul;
  • Acompanhar o andamento dos trabalhos em todas as frentes de obra;
  • Gerar o maior número possível de notícias positivas na mídia.

Diagnóstico

Por serem muitos os profissionais envolvidos, reunir todos era difícil, e as reuniões tornavam-se longas.

As obras da Linha Azul não tinham nada de inusitado: nenhuma tecnologia nova ou uso de algum equipamento especial, nenhuma participação de renome, nada diferente que chamasse a atenção da imprensa.

Atuação

Desenvolvemos um Plano de Comunicação que priorizou o Media Training, principalmente para os gerentes da Copasa e da construtora, que falariam com a imprensa.

Também realizamos um treinamento com os operários responsáveis por cada frente de obra, para que entendessem o que era o trabalho da Assessoria de Imprensa e como deveriam se comportar caso fossem surpreendidos por um jornalista.

Trouxemos a BH representantes da construtora Norberto Odebrecht, especialmente os da área de comunicação, para falar aos envolvidos na Linha Azul sobre suas experiências com as obras do Metrô de SP.

Percorremos, mais de uma vez, os 26 quilômetros por onde a Linha Azul iria passar, para conhecer bem cada trecho.

Fizemos reuniões com a BHtrans, para afinarmos as datas em que os comunicados sobre desvios de trânsito deveriam ser divulgados.

O press kit foi entregue a todos os jornalistas por ocasião da visita do governador Aécio Neves ao local de início das obras.

Passamos a atender as demandas dos jornalistas, acompanhando-os a cada entrevista. Antes, certificávamos de que no local tudo funcionava de maneira correta e dentro do cronograma.

Resultado

Bastante preparados, os responsáveis pelas obras saíram-se muito bem nas entrevistas aos jornalistas.

Mesmo com todos os atropelos e imprevistos que uma obra gera, até novembro de 2009, quando os trabalhos da adutora foram interrompidos, nada de negativo foi publicado na imprensa sobre a Linha Azul.

A participação da equipe de comunicação interna da Copasa foi fundamental para o sucesso das ações de Assessoria de Imprensa.

+55 (31) 3504.1139

R. Alexandre Siqueira, 30 - Caiçara
Belo Horizonte, MG - CEP: 30775.540

Mapa de localização

Parceiros

Home  |  Mapa do site  |  Contato