Agronegócio brasileiro tem novas perspectivas após Conferência

17 junho 2010

A II Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária (CNDA) obteve resultados positivos e apontou direcionamentos para melhorias no setor

Belo Horizonte, 17 de junho de 2010 – A II Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária, realizada no Expominas de 26 a 29 de maio, apontou resultados importantes acerca do agronegócio brasileiro. As inscrições para as palestras, workshops, mesas-redondas e debates, superaram as expectativas dos organizadores, que era, inicialmente, de receber 1.000 pessoas, mas chegou à marca de 1.652 visitantes de diversas regiões do país.

Durante os quatro dias, houve uma jornada intensa de debates e discussões nos workshops, painéis, encontros e palestras da II CNDA. Um total de 80 sessões e mais de 140 horas de programação. E, no último dia, foram apresentados resultados sobre as discussões colocadas em pauta. Durante a cerimônia que encerrou a Conferência, o professor Evaldo Vilela, coordenador do Projeto Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária, também um dos idealizadores da CNDA, ressaltou a importância do evento como meio de dirigir as atenções aos gargalos da defesa agropecuária no Brasil e destacou o potencial da ciência e tecnologia. “O Brasil tem uma importância enorme na produção de alimentos para o mundo. Temos que aproveitar desse fato e agir com direcionamento para obtermos os resultados que desejamos. Vamos utilizar a tecnologia em favor do agronegócio e fazer da inovação uma mania”, disse o professor.

Saldo positivo

Durante a Conferência em Belo Horizonte, várias demandas do segmento foram identificadas e foram tomados diversos encaminhamentos e decisões. Dentre elas, destacou-se o fato de 22 estados proporem ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a retirada da vacinação contra a febre aftosa até 2014, visto que esta forma de controle já não será necessária. Porém, as ações de controle sobre as importações deverão ser reforçadas.

Agrotic – Dentro da programação da II CNDA, foi realizada a feira de softwares para o agronegócio, Agrotic, que contou com 24 estandes abrangendo soluções para gestão de atividades agrícolas e defesa agropecuária. Segundo Cássia Mendes, supervisora da Área de Comunicação e Negócios da Embrapa Informática Agropecuário, o evento possibilitou interação entre as empresas e suas tecnologias. “Tivemos uma visitação muito boa. Várias possibilidades de negócios foram criadas com os contatos feitos durante o evento. Ficamos muito satisfeitos com os resultados”, conta.

Serviço:
Futuro do agronegócio brasileiro tem novas perspectivas após Conferência
Site: http://inovadefesa.ning.com

Informações para a imprensa:
MHD Comunicação (31) 3504.1139
www.mhdcomunicacao.com.br