Construção de novos hotéis requer adaptação à nova Lei de Uso e Ocupação do Solo de BH

23 junho 2010

O arquiteto Oscar Ferreira garante que a cidade precisa de empreendimentos que sejam mais atrativos

Belo Horizonte, 23 de junho de 2010 – Parece estar longe, mas a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016, que ocorrerão no Brasil, já movimentam o mercado de empreendimentos por todo o país. Para receber bem os turistas e sediar eventos de grande porte, a capital mineira passa por transformações estruturais, tais como construções de novos espaços culturais e hoteleiros. Com a recente aprovação do PL 820/09, que altera a forma de ocupação e utilização do solo em Belo Horizonte, os projetos imobiliários já iniciados deverão passar por reestruturações para manter o potencial de venda.

O arquiteto Oscar Ferreira, que há mais de 40 anos desenvolve projetos para hotéis, e que neste momento de adequação da lei tem projetos em execução, explica que a aprovação do PL 808/09 alterou o coeficiente para a construção de edifícios comerciais. Anteriormente, esse coeficiente variava de 1 a 3 e, com a nova lei, foi ampliado para 5. Segundo Oscar Ferreira, com a mudança, haverá mais espaço para construções de hotéis, o que pode entusiasmar os empreendedores. No entanto, ele alerta para que as construções sejam feitas de forma cautelosa: “As alterações no PL trazem flexibilidade para os novos empreendimentos, o que é muito bom para a cidade. Mas, por outro lado, é preciso um criterioso estudo de mercado para avaliar a real necessidade e atratividade do empreendimento”, pondera. Oscar alerta também: “o novo coeficiente deverá ser comprado através de uma outorga, que ainda não possui valor definido. Isso irá afetar diretamente o custo do empreendimento, pois os terrenos com vocação para hotéis já estão com os seus preços majorados, podendo até por esta razão, inviabilizar o investimento”.

De acordo com o arquiteto, para que a construção de um hotel seja bem-sucedida é importante identificar a capacidade de crescimento do local, que varia de acordo com tendências de mercado. “A capital tem se tornado forte atrativo de grandes eventos e o turismo de negócios. Nesse aspecto, algumas localidades, como a do entorno do Mineirão, por exemplo, tendem a se tornar espaços muito explorados pelas construtoras”. E ainda aponta outros pontos relevantes na avaliação da área que receberá a obra: “Os usuários de hotéis procuram segurança, comodidade e boa localização. Todos esses aspectos devem ser analisados na escolha da região para que, no futuro, não cause problemas ao empreendedor e a quem quer hospedar-se. Fatores como transporte e tempo de deslocamento, por exemplo, devem ser considerados”.

Participação em novos projetos

O arquiteto Oscar Ferreira é conhecido por assinar projetos de grandes construtoras do país, valorizando aspectos funcionais e economicamente viáveis. Dentre os mais recentes desenvolvidos por ele na área de hotelaria, destacam-se o Ibis Savassi e o Site Afonso Pena – modelo arquitetônico ousado e moderno que reúne duas marcas em um só empreendimento: Ibis e Formule 1. Os dois projetos são executados pelo Grupo Paranasa e Maio Empreendimentos, com inaugurações previstas para 2011 e 2013, respectivamente.

Serviço:
Arquitetura Oscar Ferreira
Local: Rua Tomé de Souza, 631, Savassi
Telefone: (31) 3221-3074

Informações para a imprensa:
MHD Comunicação (31) 3504.1139
www.mhdcomunicacao.com.br
Coordenadora de Atendimento:
Brígida Alvim: (31) 8576.0416
brigida@mhdcomunicacao.com.br
Jornalista Responsável:
Conceição Cruz: (31) 8672.8791
conceicao@mhdcomunicacao.com.br

+55 (31) 3504.1139

R. Alexandre Siqueira, 30 - Caiçara
Belo Horizonte, MG - CEP: 30775.540

Mapa de localização

Parceiros

Home  |  Mapa do site  |  Contato