Corrida para o fim do ano

30 agosto 2011

Segundo semestre traz otimismo para o setor de alimentação fora do lar

Belo Horizonte, 30 de agosto de 2011 – Responsável por 2,4% do PIB brasileiro, um dos maiores empregadores do país, o setor de alimentação fora do lar já começa a se preparar para o movimento do fim de ano. Após meses conturbados por alta inflação, cortes e instabilidade econômica, os empresários do segmento preveem um segundo semestre positivo em relação ao primeiro de 2011. O alívio é ocasionado pelo fim das férias de julho, a “última levada de gente da cidade”, conforme define o empresário Fernando Júnior, a frente do Grupo Meet de Investimentos.

De acordo com o Istituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o brasileiro destina 25% de sua renda para alimentar-se fora de casa e, até 2012, esse valor deve chegar a 30%. Mas, apesar de ser um facilitador na rotina das pessoas, a prática ainda é vista como um gasto supérfluo, sendo o primeiro corte nas despesas dos consumidores na hora que o bolso aperta, o que acaba por desestabilizar o setor. “O começo do ano realmente é puxado para os empresários do ramo alimentício. Temos as férias, em seguida o carnaval, juntamente com as contas de escolas, IPTU, IPVA, que fazem as pessoas desejarem reduzir os gastos. Felizmente, em agosto, o setor ganha um gás novo, que vai até dezembro”, explica Fernando.

Exemplo do crescimento significativo do segundo semestre, o Porcão BH, que pertencente ao Grupo Meet, espera um aumento de 50% no movimento dos próximos meses, chegando a vender 15 mil refeições/mês, número que deverá ser mantido até dezembro, quando as atenções se voltam para os eventos empresariais e as festas de fim de ano. O aumento de clientes nos estabelecimentos tem, ainda, um papel sócio-econômico: gerar empregos. O segmento alimentício representa um grande movimentador, com alto potencial de vendas. “É um ciclo. Se um local está vendendo bem, difícil estagnar, sendo a tendência crescer e levar outros com ele”, diz.

Reservas para o fim do ano

Quem também já sente a movimentação do mercado no mês de agosto é o empresário Ricardo Rodrigues, do Restaurante Maria das Tranças. A equipe de eventos do estabelecimento já começou a trabalhar com os pacotes para o fim de ano. “Não dá pra deixar pra última hora, temos que planejar desde cedo, para evitar a correria”, explica Ricardo, prevendo um aumento de 15% em agosto, “devido ao fim das férias”, explica.

Porcão
Endereço: Avenida Raja Gabaglia, 2985, São Bento, Belo Horizonte, MG.
Telefone: (31) 3293-8787

Restaurante Maria das Tranças
Endereço: Rua Prof Moraes, 158, Savassi / Rua Estoril, 938, São Francisco
Telefone: (31) 3261-4802 / (31) 3441-1103

Informações para a imprensa:
MHD Comunicação (31) 3504-1139
www.mhdcomunicacao.com.br
Jornalista Responsável:
Mariana Vasconcellos: (31) 8576-0014
mariana@mhdcomunicacao.com.br

+55 (31) 3504.1139

R. Alexandre Siqueira, 30 - Caiçara
Belo Horizonte, MG - CEP: 30775.540

Mapa de localização

Parceiros

Home  |  Mapa do site  |  Contato