Crescem negociações entre Brasil e China. E o mandarim?

23 maio 2011

Poucos são os brasileiros que falam o idioma chinês, mas aumenta a preocupação em aprender a língua

Belo Horizonte, maio de 2011 – Cada vez mais fala-se do incremento dos negócios entre Brasil e China, principalmente no que diz respeito aos setores de grãos, minério e petróleo. Em 2010, os investimentos da China no Brasil passaram dos 17 bilhões de dólares, colocando o país, pela primeira vez, como líder em investimento estrangeiro direto. Para 2011, a expectativa é de que negócios com a China cheguem a cifras astronômicas. Com a amplitude dos negócios entre os dois países, cada vez mais as empresas vão demandar por executivos que falem mandarim. Afinal, são eles que vão se reportar às matrizes no país, onde poucos chineses falam inglês. E o Brasil tem muitos profissionais capacitados para negociarem em mandarim?

O presidente da Camara de Comércio e Indústria Brasil-China (CCIBC), Charles Tang, afirma que: “A demanda por profissionais que conheçam a cultura e dominem o idioma do Brasil e da China é imensa devido à explosão de negócios entre os dois países”. Ele explica que os negócios da China têm crescido muito no Brasil e o inverso também acontece. “Já recebi demandas de empresas de recrutamento solicitando executivos que tivessem conhecimento sobre os dois países com salários de até 1 milhão de dólares por ano. Isso mostra que o domínio do mandarim tem sido fator decisivo nas contratações de profissionais brasileiros para negociar com os chineses”, conta Charles Tang.

Em Belo Horizonte, o que mostra que o estreitamento comercial entre Brasil e China acendeu nos profissionais a preocupação em falar e escrever o mandarim está na Huawen Escola de Mandarim, localizada no bairro de Lourdes. As inscrições foram abertas em janeiro e todas as vagas foram preenchidas. Entre os que procuram a escola, a maioria é de profissionais de grandes empresas, de olho nas oportunidades de mercado. Além dos executivos e estudantes universitários, tem também crianças, que buscam aprender o idioma como primeira língua estrangeira.

O mandarim é o idioma do futuro e começa a se tornar essencial no mundo dos negócios. “Na Huawen, os alunos aprendem o idioma e têm a oportunidade de experimentar um pouco da cultura do país em aulas práticas ministradas por convidados. É expressiva a contribuição que essa vivência traz para o aprendizado”, garante o chinês Li Zhenwen, diretor da Huawen.

Serviço:
Huawen Escola de Mandarim
Local: Rua Espírito Santo nº 2.111 – Lourdes – BH
Horário de incrições – Segunda a sexta-feira, de 9h às 12h, e de 14h às 19h. Sábado, de 8h às 12h.
Informações: (31) 3324-0698 – www.huawen.com.br

Informações para a imprensa:
MHD Comunicação
(31) 3504.1139
www.mhdcomunicacao.com.br
Coordenadora de Atendimento:
Conceição Cruz (31) 8576-0414
conceicao@mhdcomunicacao.com.br
Jornalista Responsável:
Marina Fráguas
(31) 8576-0416
marina@mhdcomunicacao.com.br

+55 (31) 3504.1139

R. Alexandre Siqueira, 30 - Caiçara
Belo Horizonte, MG - CEP: 30775.540

Mapa de localização

Parceiros

Home  |  Mapa do site  |  Contato