Crianças: globalização apressa aprendizado por novo idioma

13 outubro 2011

As crianças do mundo todo já vivem as exigências e a pressão da globalização. Basta observar seu domínio com os mais modernos equipamentos tecnológicos. Elas estão mais espertas, são bem mais espertas do que fomos. Conversam cada vez mais cedo sobre sexo, futebol, política e moda. Enquanto aos 18 anos ainda não sabíamos qual faculdade cursar, muitas delas já sabem o que querem.

Uma das principais exigências da globalização é a interação da comunicação, proporcionando facilidades na troca de idéias e informações. Assim, cresce a preocupação dos pais em proporcionar aos filhos o domínio de um novo idioma como fator determinante para o sucesso profissional. Mas muitas vezes são as crianças que exigem o aprendizado. E como nos últimos anos, no Brasil, a China vem se destacando em vários negócios, ocupando grandes espaços nos noticiários, o mandarim, idioma mais falado no mundo – vem despertando a atenção dos pequenos. Por ser diferente de qualquer língua que já tiveram contato, a procura pela escrita por desenhos está cada vez maior entre as crianças. Há também os que procuram pelo espanhol e inglês.

Mas quando seria a hora certa de aprender um outro idioma? Quanto mais cedo, mais fácil será o aprendizado. Segundo estudos, as sinapses, ou seja, ligações entre os neurônios, levam algum tempo para se formar nas crianças. Antes de estarem prontas, permitem um aprendizado fácil e natural. Como se fosse uma elasticidade mental nos primeiros sete anos de vida. Os sotaques, por exemplo, podem ser excluídos quando uma criança aprende outra língua, algo dificílimo para adolescentes e adultos, assim como os vícios linguísticos do idioma. É tão fácil quanto aprender português. E ainda pode ser divertido. Existem ótimos cursos para crianças bem pequenas, a partir de dois ou três anos, em que o aprendizado é feito de forma lúdica e eficiente, sem pressão.

Aprender um segundo idioma permite ao cérebro da criança agir mais rápido, além de capacitá-la para trabalhar ou viver no exterior com mais facilidade. Contudo, antes de matricular seus pequenos em escolas de idiomas, é ideal pesquisar sobre a grade curricular e os professores. Crianças devem ser tratadas como crianças. Aulas, apenas, só os fará aprender os sons, não o idioma. É preciso que as escolas proporcionem o contato da criança com músicas, vídeos e professores nativos. Brincadeiras inseridas no aprendizado contribuem de forma eficaz na memorização das crianças, que possuem ótima capacidade de guardar imagens e sons.

Ao aprender outro idioma, a criança desenvolve seu lado social, afetivo e cognitivo. Significa conhecer outras culturas, atitudes, comportamentos. É um crescimento pessoal poder aprender e comparar idiomas. E, no fim, a experiência é o que mais conta em qualquer aprendizado.

*Li Zhenwen é diretor da Huawen- Escola de Mandarim

+55 (31) 3504.1139

R. Alexandre Siqueira, 30 - Caiçara
Belo Horizonte, MG - CEP: 30775.540

Mapa de localização

Parceiros

Home  |  Mapa do site  |  Contato