Ganha quem compra, quem vende e quem trabalha

11 abril 2012

Ganha quem compra, quem vende e quem trabalha

* Adriano Guerra

Nunca na história do país o mercado de imóveis foi tão disputado. A ampliação do acesso ao crédito para aquisição de moradias e a recomposição de renda da população trouxe uma oportunidade única para o segmento imobiliário.

Assim como no restante do país, em Minas Gerais o número de corretores qualificados vem crescendo a cada dia, mas está longe de ser suficiente diante da expansão do mercado. Para atrair os mais qualificados, imobiliárias e construtoras estão oferecendo ascensão rápida. Aos que se sobressaem, as recompensas são as melhores. Os prêmios vão de valores consideráveis em dinheiro e carros, chegando a apartamentos. Em Belo Horizonte temos casos de profissionais que ganham até BMW como prêmio por excelência em vendas. Em alguns casos, um corretor pode ter a chance de mudar de vida fazendo apenas uma venda.

A revista americana Forbes acaba de divulgar, em sua edição de março, que a profissão de corretagem está entre as que têm o maior índice de satisfação nos Estados Unidos. Uma constatação de que, apesar da crise mundial de 2008, iniciada justamente no setor, os mercados estão se fortalecendo novamente e atendendo a demandas antes reprimidas. O mercado mineiro, onde a característica marcante é a cultura da segurança e solidez, vem mostrando bons negócios baseados na demanda reprimida, aqui represada por cerca de 20 anos. Isso se nota no investimento de grandes construtoras e incorporadoras no Estado.

Os bons ganhos oferecidos pela área de corretagem têm atraído a atenção também de profissionais de outros segmentos. Profissionais liberais diversos, como médicos, engenheiros, e administradores estão fazendo a opção pela carreira de executivo imobiliário face às perspectivas do segmento e as possibilidades de alta remuneração.

A demanda por estes profissionais vêm acompanhada da devida regularização no exercício da profissão através do Creci, treinamentos disponibilizados pelas empresas e o apoio para especialização. Os ganhos são altos, mas a profissão exige muita dedicação. O executivo imobiliário precisa estudar e se dedicar, conhecer bem cada detalhe de todos os empreendimentos. Fatores como proatividade, disciplina e persistência são decisivos para o sucesso, aliados à profissionalização e treinamentos permanentes sobre os conhecimentos do mercado, legislação, noções de comportamento, transações imobiliárias, técnicas de captação de imóveis e de como traçar o perfil do cliente.

A profissão de corretor está mesmo em ascensão e, somando-se a isso, os investimentos das principais incorporadoras locais e nacionais sinalizam um mercado extremamente promissor para quem está chegando agora. Ganha quem compra, quem vende e, mais ainda,… quem trabalha.

*Vice-presidente da Brasil Brokers – MG

+55 (31) 3504.1139

R. Alexandre Siqueira, 30 - Caiçara
Belo Horizonte, MG - CEP: 30775.540

Mapa de localização

Parceiros

Home  |  Mapa do site  |  Contato